Categorias
Arquitetura Decoração Engenharia Civil Estruturas Metálicas

5 ESCADAS METÁLICAS CHEIAS DE ESTILO

Escadas podem ser elementos arquitetônicos muito sem graças e até mesmo perigosos quando não calculados corretamente, mas quando você decide valorizar esse elemento e se aproveitar da versatilidade do aço para projetar ideias totalmente diferentes um novo mundo de possibilidades se abre. Nesse post foram selecionadas 5 escadas construídas em estruturas metálicas para te inspirar e te trazer uma nova perspectiva sobre subir e descer degraus.

LOFT ZAGAL

Esse projeto foi executado pelo escritório Tangible, na Colômbia [2018], e traz o melhor da combinação do aço com a madeira. Seguindo a linha do industrial, além de vários elementos como treliças decorativas, guarda-corpo e esquadrias metálicas, também temos a presença de muito concreto aparente o que, consequentemente, forma uma paleta de tons neutros, mas que são totalmente contrastados pelo verde da vegetação, tanto das plantas internas, quanto da paisagem, uma encosta de montanha.

A escada é feita de chapas metálicas dobradas, formando um elemento único visualmente. Tem o acabamento em preto, assim como todos os outros elementos do mesmo material, além disso, decidiram utilizar do espaço onde foi instalada para criar uma urban jungle repleta de texturas.

Fotografia: Mateo Soto
Fotografia: Mateo Soto
Fotografia: Mateo Soto
Fotografia: Mateo Soto
CASA PACHECO LEÃO

Construída na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, essa casa de esquina cheia de personalidade foi elaborada pelo Atelie de Arquitetura, em 2018, onde está repleta de objetos e materiais bem brasileiros, como os cobogós da fachada, o verde utilizado na pintura das paredes, a madeira dos móveis e as palhas naturais das poltronas.

O conceito permeia alguns elementos industriais, mas sem pesar no estilo devido ao equilíbrio com o restante da decoração. A escada desse projeto é um item de grande destaque, tem toda sua estrutura em metal, assim como alguns tirantes metálicos, que sustentam os primeiros degraus e que também ajudaram a criar uma divisória visual sutil para a área das bicicletas. As pisadas são todas em madeira e o ponto alto vai para a imensa prateleira que compõe o “fundo” da escada, unificando tudo como uma única obra de arte da arquitetura.

Fotografia: André Nazareth
Fotografia: André Nazareth
Fotografia: André Nazareth
CASA DA CONVERSA

Dar uma cara nova para uma casa espanhola do século passado foi o desafio do arquiteto Jose Costa. Além de respeitar a estrutura primária e utilizar de recursos para fazer uma obra muito mais limpa e rápida, o projeto conseguiu deixar o ambiente totalmente iluminado e muito aconchegante. Indo para um lado mais escandinavo e minimalista, foi utilizado muita madeira em tons claros, tijolos aparentes e muito branco nas paredes.

A escada metálica é um ponto focal de cor, mas também um elemento de muita personalidade, feita de chapas dobradas soldadas em apenas um dos lados, onde a ponta fica em total balanço sem a utilização de cabos de aço. O corrimão é simples, mas forma linhas geométricas nada convencionais.

Fotografia: Milena Villalba
Fotografia: Milena Villalba
Fotografia: Milena Villalba
Fotografia: Milena Villalba
CASA SHIKHARA

Projetada na Índia, essa casa é um grande exemplo de arquitetura moderna e contemporânea, repleta de linhas retas, materiais naturais e sustentabilidade. Em 2019, o escritório Wallmakers realizou esse feito incrível para a história da arquitetura indiana.

Diferente de tudo que já vimos antes, a escada da obra brinca com a gravidade, fazendo toda a estruturação em tubos e tirantes de aço bem finos, como se não bastasse, há uma tela metálica que forma uma espécie de “coluna” abraçando a pisada de concreto. Sua forma arrendondada contrasta com o resto da casa o que acaba a transformando em uma verdadeira escultura.

Fotografia: Jino Sam
Fotografia: Jino Sam
Fotografia: Jino Sam
VINÍCOLA ANTINORI

Essa obra executada pelo escritório Archea Associati é a prova de que as escadas podem ser uma verdade obra de arte, se transformando em uma escultura única, que além de ser apreciada, pode e deve ser usada. Construída em 2012, na Itália, essa vinícola brinca com o uso do aço e do concreto, materiais que contrastam muito bem com o barris de madeira que guardam os vinhos.

A grandiosa escada de formato caracol tem as laterais e o guarda corpo em estruturas metálicas e a pisada em placas cimenticías. Seu formato harmoniza com a edificação que faz muito uso de círculos e linhas orgânicas.

Fotografia: Pietro Savorelli
Fotografia: Pietro Savorelli
Fotografia: Pietro Savorelli
Fotografia: Pietro Savorelli

Esses foram alguns exemplos de que não devemos limitar nossa imaginação. Materiais como o aço permitem uma ousadia enorme nos projetos, então não tenha medo de arriscar.