Categorias
Arquitetura Curiosidades

ARQUITETOS DA NATUREZA: PÁSSAROS

O reino animal é cheio de surpresas e também muito inspirador. Diversas invenções criadas pelo Homem se basearam no comportamento, ou em características dos animais como: os sonares de embarcações (baleias), bioluminescência (vaga-lumes), flaps aeronáuticos (aves), entre muitos outros. Nesse post você verá a genialidade de alguns pássaros construtores, nos mostrando que não devemos subestimar a capacidade dessas pequenas criaturas.

BAYA WEAVER

Essas formidáveis aves de 15 cm vivem nas pradarias do sudeste asiático, principalmente na Índia. São muito sociáveis e vivem em grandes bandos, que voam juntos em busca de comida. Existem 5 subespécies, onde seus ninhos apresentam pequenas diferenças entre si, mas a mesma característica principal: são suspensos.

Tập tin:Baya weaver (Ploceus philippinus) female ♀ Photograph by ...
Ploceus philippinus [fêmea]

Suas nidificações costumam ser construídas próximas a rios, escolhendo palmeiras ou árvores espinhosas, o que dificulta a chegada de predadores. Feitos a base de pequenos gravetos, palhas, fiapos e algumas folhas específicas, suas casas possuem formato em uma espécie de gota, lembrando alguns balanços e luminárias balinesas.

Versão de ninho com duas entradas e sem funil
Versão de entrada com funil, proveniente de alguma das subespécies

PÁSSARO-PAVILHÃO

Essa espécie vive na Nova Guiné Ocidental e na Indonésia, mede cerca de 21 a 35 cm de comprimento e seus ninhos se assemelham a cabanas, que podem chegar a 160 cm de diâmetro. Sua estrutura vertical é de formato cônico e pode medir até 100 cm. Nada mal, não é mesmo?

Genus Amblyornis · iNaturalist
Vogelkop bowerbird [macho]

Os machos estão sempre preocupados com a apresentação de suas casas, sempre substituindo gravetos antigos e limpando o “jardim” principal das folhas que caem durante a noite. Um detalhe curioso dessa espécie é a utilização de flores, frutas e, infelizmente, resíduos plásticos, ou qualquer objeto de descarte humano para a decoração do espaço. Esses tesouros podem fazer toda a diferença para impressionar uma parceira.

Ninho de um pássaro-pavilhão
Pássaro-pavilhão decorando seu ninho com resíduos plásticos

FLAME BOWERBIRD

Essa é uma das plumagens mais exuberantes do reino animal. Os machos dessa espécie possuem cores vibrantes em toda extensão de seu corpo, no entanto, as fêmeas são de coloração marrom-oliva com o peito em um amarelo menos chamativo. São endêmicos das florestas tropicais da Nova Guiné e podem chegar até 25 cm.

eBird Brasil - Discover a new world of birding...
Sericulus ardens [macho]

Seus ninhos são em uma espécie de “avenida”, os galhos são postos de forma que criam uma passagem ovalada no centro. Também gostam de colocar alguns elementos decorativos, como flores e frutos.

Papua New Guinea Birding Tours - Birdwatching Tours - Birdquest
Ninho em formato de “avenida”

Para uma pessoa que ama arquitetura e vida animal esse post é um prato cheio. É incrível como temos tanto para descobrir dentro do nosso próprio planeta. Se inspire com as criaturas que aqui habitam, são tantas preciosidades que ainda temos, quem sabe, espaço para uma parte dois dessa matéria, ou talvez até parte três, viu?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.