Categorias
Arquitetura Curiosidades Decoração

AS CORES NA ARQUITETURA: VIOLETA

Nem sempre tão vista, nem sempre tão lembrada, mas uma cor com significados profundos e que há muitos anos está presente em nossa civilização, expressando força, poder e riqueza.

Diferente do azul, que apesar de também não ser visto com facilidade na natureza, ele ainda pode ser apreciado em toda a imensidão do céu, mas o violeta é a cor mais raras encontradas no planeta Terra. Seu nome vem do latim: viola, originado pela comparação do tom das pétalas da flor chamada violeta [Saintpaulia ionantha].

Está presente nas nebulosas e nas galáxias, em pedras preciosas, em algumas flores como a quaresmeira, a lavanda, assim como, em alguns alimentos: o repolho roxo, a cebola roxa, a berinjela. Como não era fácil extrair seu pigmento, logo se tornou em uma cor que representava nobreza, no Império Romano, por exemplo, quem usasse púrpura sem autorização era sentenciado à pena de morte. Já no cristianismo, até hoje é usada pelo escalão de bispos em suas batinas.

Cardeal Reinhard Marx – Arcebispo da Arquidiocese de Munique e Freising
Provence: melhor época, campos de lavanda, passeios e mais ...
Campo de plantação de lavandas em Valensole, na França
Significado da pedra ametista: entenda melhor!
Pepita ampliada de Ametista

Na psicologia, simboliza valores opostos como a espiritualidade e a sensualidade. Está ligada à alquimia, magia, religiosidade, mas também a vaidade, erotismo, violência. Pode transmitir a sensação de poder, luxo, extravagância, entretanto, quando é vista com menor saturação, pode transmitir ternura, calma, humildade. É claro que, tudo depende da forma que é utilizada, onde outros fatores externos e internos também ajudarão a construir essa atmosfera.

Quando se trata de arquitetura e decoração, precisamos lembrar das questões culturais e das intenções de quem projeta. De fato, não é encontrada em qualquer lugar, mas quando usada traz muita personalidade e um ar totalmente moderno. Pode ser introduzida de forma óbvia no projeto: na pintura de uma parede por exemplo, porém é possível incluir através da iluminação, utilizando luz negra ou neon, em vidros coloridos, no piso, no verniz da madeira, na tapeçaria, basta usar a criatividade.

Madalena Bar – Projeto por Emanuella Wojcikiewicz Studio [Florianópolis – Brasil / 2018]
Fotografia: Fábio Puttini
Escritório Groupon – Projeto por Winder [Berlin – Alemanha / 2012]
Fotografia: Mark Seelen
Sede Juris Correspondent – Projeto por TETRO Arquitetura [MG – Brasil / 2019]
Fotografia: Gustavo Xavier
Insper Hub de Inovação – Projeto por IT’S Informov [São Paulo – Brasil / 2019]
Apartamento Pinheiros – Projeto por Studio dLux [São Paulo – Brasil / 2015]
Fotografia: Alessandro Guimarães

Quando se torna o destaque do projeto pode trazer um conceito mais futurista e contemporâneo. Não é atoa que está presente em algumas estações mais atuais de metrô do mundo todo.

Linha M2 Varsóvia – Projeto por AMC – Andrzej M. Chołdzyński y Metroprojekt [Varsóvia – Polônia / 2015] – Fotografia: Bartosz Makowski
Laan van Spartaan – Projeto por DP6 architectuurstudio [Alemanha / 2011]
Fotografia: Marcel van der Burg

Não devemos esquecer que todas as cores possuem uma enorme gama de variações cromáticas e com o violeta não seria diferente. Utilizando tonalidades mais escuras, mais claras, ou até mesmo apasteladas, é possível conseguir resultados diferentes, indo desde algo mais delicado, até algo mais extrovertido.

Coworking The Corner – Projeto por Meireles+Pavan Arquitetura + Dea! Design [São Paulo – Brasil / 2019]
Casa AVE – Projeto por Martín Dulanto [Distrito de Cerro Azul – Peru / 2014]
Fotografia: Juan Solano Ojasi
Tuíra Açaí – Projeto por Traama Arquitetura [Goiás – Brasil / 2018]
Fotografia: Haruo Mikami
Escritório Viola Communications – Projeto por M+N Architecture [Emirados Árabes Unidos / 2014] | Fotografia: Giulio Asso @ Verdekiwi Photography
Loja Coletiza – Projeto por Solo Arquitetos [Paraná – Brasil / 2019]
Fotografia: Eduardo Macarios

Não se esqueça, esse post faz parte de uma série neste blog chamada: As Cores Na Arquitetura, onde além de informar, também é uma forma de nos expressarmos. Dizer a todos(as) que somos uma empresa multicolorida, que acredita em todas as cores e em todas as formas de amor. Viva a diversidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.