Categorias
Arquitetura Curiosidades Decoração

AS CORES NA ARQUITETURA

De uma forma geral, o uso das cores passou por muitas transformações ao longo dos anos. Na antiguidade as opções eram limitadas e, muitas vezes, utilizavam-se do que estava disponível, mas com o avanço da tecnologia e do conhecimento humano, quando começamos a entender o poder e a influência das cores na arquitetura alcançamos infinitas novas possibilidades.

A paleta de cores de um filme, as embalagens no supermercado, uma pintura, todas podem influenciar e despertar sensações às pessoas que as observam. Essa experiência não é muto diferente quando se está olhando para algum edifício, seja do lado de fora, ou do lado de dentro.

As cores e suas percepções são responsáveis por diversos estímulos conscientes e inconscientes em nossa relação psíquico espacial. Psicologicamente, as pessoas associam determinadas cores a sentimentos por conta de símbolos culturais e experiências vividas – por exemplo, elas podem perceber a cor verde como tranquilidade e assuntos da natureza, talvez pelas sua presença na maioria das vegetações.

Escola Eleva Barra [Rio de Janeiro / 2017] – MPG Arquitetos Associados
Jardim de Infância [Tianshui, China] – Sako Arquitetos
Curiosidade: foram utilizados mais de 480 pedaços de vidros coloridos.

Há diversos estudos a respeito do comportamento delas em nosso subconsciente. Um dos materiais didáticos mais utilizados em universidades é o livro A Psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão – por Eva Heller, escritora alemã e cientista social. Ela detalha cada cor em diversos aspectos, afinal, não são apenas provocações positivas que elas podem nos transmitir.

O livro não se restringe apenas a arquitetura, a escritora fala das cores de forma ampla e de como elas se expressam, indiferente de onde for aplicada. Todos que trabalham com paletas cromáticas serão beneficiados com essa leitura.

A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão – Eva Heller

É através desse tema que se inicia uma pequena “série” neste canal de comunicação. Nas próximas 8 sextas-feiras falaremos um pouco mais sobre cada uma das cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta, branco e preto. Você já tem a sua preferida? Por que amar uma se podemos amar todas?!

Esse post também é uma forma de nos expressarmos. Dizer a tod@s que somos uma empresa multicolorida, que acredita em todas as cores e em todas as formas de amor. Viva a diversidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.