Categorias
Cultura Curiosidades Entretenimento

CLIPES MUSICAIS COM ARQUITETURA

Mais do que fazer a locação do espaço para gravar um filme, uma série, uma novela, ou um clipe, às vezes a arquitetura do local, ou da edificação é um ponto muito importante a ser considerado, afinal, ele será o pano de fundo de uma história, ou de alguma mensagem que o artista queira transmitir e, por isso, precisa estar dentro do conceito para que a obra final tenha uma identidade visual que faça sentido.

Nesse post separei alguns clipes musicais que se aproveitaram muito bem do cenário filmado para trazer mais personalidade ao projeto.

Reminding Me

Essa balada romântica fala sobre dois amantes (o cantor Shawn Hook e a cantora Vanessa Hudgens) que se amam apenas enquanto são amantes. A sensualidade da música se estende na direção de arte, trazendo um filtro preto e branco em que a cada cena são reveladas partes de uma casa incrível, a Goldstein House, uma residência em Los Angeles, projetada em 1963 pelo arquiteto John Lautner. A construção é repleta de concreto aparente, enormes janelas de vidro, paisagismo e com uma decoração moderna. Aparentemente a residência fica no alto de uma colina, onde é possível ter a vista de toda a cidade.

Fotografia: Tom Ferguson Photography

E se tirarmos o preto e branco, colocarmos um revestimento colorido nas janelas, mudarmos o figurino e a música? Vai parecer outra casa! É isso que acontece com o hit Say So da cantora Doja Cat, que também foi filmado nessa mesma locação, mas trazendo uma estética bem anos 70/80.


Came Here For Love

Aqui a cantora Ella Eyre esbanja beleza, alegria e, é claro, amor, já que é sobre isso que a canção da Dj Sigala fala. E como o amor não pode ser representado por uma única cor, a direção escolheu o bairro Palmitas, da cidade de Pachuca, que é uma comunidade mexicana que sofreu uma intervenção artística, onde as monótonas casas em tons de cinza se transformaram em uma explosão de cores, repleto de vida e contraste com a paisagem ao redor.

Fotografia: Blog da Pri

APES**T

Fechar o Museu do Louvre para gravação de um clipe não é para qualquer um, não é mesmo? Esse é o poder e a influência de Beyoncé e Jay-Z, apresentados como The Carters quando trabalham juntos. Mais do que um trabalho musical, esse vídeo é de extrema importância e necessidade, é uma mensagem social, onde dois artistas negros usam um espaço historicamente branco/colonizador para contar a sua história.

Fotografia: Google

Blank Space

Luxo, poder e uma longa lista de decepções amorosas, será que você será o meu próximo erro? É sofrendo por amor dentro de uma imponente mansão que a artista queridinha da América, Taylor Swift, conta uma linda e caótica história de amor. O clipe foi filmado no Castelo Oheka, uma construção de 1919, com forte influência francesa, possuindo 127 cômodos e um jardim cheio de simetria, topiarias e espelhos d’ água.

A locação fica em Long Island, uma ilha situada no sudeste do estado de Nova Iorque, Estados Unidos, a leste da ilha de Manhattan. Atualmente funciona como o hotel, com 32 quartos, além do OHK Bar & Restaurant. É inegável a atmosfera romântica do lugar, é por isso que muitos casamentos também acontecem por lá.

OHEKA CASTLE | Long Island Itineraries | New York By Rail
Fotogragia: New York by Rail

Problema Seu

O ícone da cultura pop brasileira – Pabllo Vittar – utilizou uma locação que já é bem conhecida por aqui pelos artistas e até pra quem é mais ligado no assunto. O Palácio dos Cedros, localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, foi cenário de diversos clipes como Na Batida da cantora Anitta e Você Sempre Será da Marjorie Estiano. No conceito da música Problema Seu, temos uma atmosfera futurista, onde a artista se passa por uma espiã e a locação ajuda a criar esse ar de sofisticação, como se ela estivesse em uma missão secreta que valesse milhões de reais.

A edificação fica ao lado do Museu do Ipiranga, mas infelizmente não é aberta ao público. É uma instituição privada que aluga para casamentos, festas de debutantes e eventos do alto escalão paulistano. Segundo o site da própria instituição: “Um marco na cidade, são duas mansões que integram de forma perfeita os estilos clássico, renascentista e barroco. Toda esta beleza arquitetônica é incrivelmente envolvida por jardins e duas fontes do Século XX.”

palacio
Fotografia: Rafael Vaz
Casamento no Palácio dos Cedros - São Paulo - Nina e Beto
Fotografia: Rafael Vaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.