Categorias
Curiosidades

A HISTÓRIA DA ARTE EM CLIPES MUSICAIS

Indiferente da área que se deseja estudar, a história é muito importante para a construção de uma extensa base de conhecimento, onde também servirá como bagagem para sua vida profissional. Nesse post foram selecionados alguns clipes de diferentes artistas que utilizaram algum ou vários movimentos da história da arte para compor a sua obra. Indo do pop ao rock, percebemos o quão atemporal cada temática pode ser, tudo depende de como você apresentada a proposta ao público.

GOD IS A WOMAN
| ARIANA GRANDE |

Um dos maiores nomes da música pop da atualidade, Ariana Grande (26), chocou muita gente com seu clipe God Is A Woman, onde a cantora utiliza de seu espaço no mercado e da sua voz para nos apresentar um grande discurso feminista, onde promete nos fazer acreditar que, na verdade, Deus é uma mulher.

O projeto conta com algumas referências, como: a Lupa Capitolina, traduções semióticas de versos da bíblia e, o ponto auge, quando ela finaliza tudo recriando o a fresco A Criação de Adão de Michelangelo na Capela Sistina, mas aqui, Ariana é Deus [uma mulher] e está criando Eva, uma mulher negra. Será que você consegue pegar todas as referências e mensagens subliminares?

DUST MY SHOULDERS OFF
| JANE ZHANG |

A cantora e compositora chinesa, Jane Zhang (35), leva você a uma viagem surreal no clipe cheio de efeitos especiais Dust My Shoulders Off. Há uma overdose de história da arte, vamos do Dali à Van Gogh, onde as pinturas ganham vida e te fazem ver essas obras como nunca antes.

É incrível ver como a tecnologia pode nos fazer brincar com tantos elementos do passado. Mas, é claro que, você não precisa ter uma enorme infraestrutura para conseguir recriar grandes obras e o próximo trabalho é a prova disso.

70 MILLION
| HOLD YOUR HORSES |

A banda inglesa de indie rock, Hold Your Horse, não deixa de unir a história com a comédia. O clipe 70 Million recria diversos quadros famosos de forma divertida, com um ar meio “caseiro”, deixando bem claro que o grupo gostou bastante de executar esse trabalho.

Vão do renascimento ao pop arte com as ideias mais criativas possíveis, usando tintas, tecidos, computação gráfica, cartolina… Realmente é pra se inspirar, além de uma ótima maneira de mostrar a nossas crianças um pouco mais sobre arte de forma leve.

APPLAUSE
| LADY GAGA |

Não seria possível falar de arte sem citar Lady Gaga, uma das cantoras mais importantes para a história da música pop, onde em seu clipe Applause, ela nos prova mais uma vez o porquê de ser uma artista tão completa. Dirigido pelos fotógrafos Inez e Vinoodh, trazem uma linguagem bem contemporânea de movimentos passados.

Gaga faz um passeio por diversos gêneros, como o cinema expressionista alemão da década de 1920, as cores fortes do cubismo, o Renascimento, o teatro popular italiano… Uma aula de arte com muito pop!

APES**T
| THE CARTERS |

Fechar o Museu do Louvre para gravação de um clipe não é para qualquer um, não é mesmo? Esse é o poder e a influência de Beyoncé e Jay-Z, apresentados como The Carters, quando trabalham juntos dessa maneira. APES**T não faz releituras, referências ou brinca com as pinturas como os outros trabalhos apresentados anteriormente, na verdade, eles utilizam as obras de artes como pano de fundo para criar a sua própria obra de arte.

Mais do que um trabalho musical, esse vídeo é de extrema importância e necessidade, é uma mensagem social, onde dois artistas negros usam um espaço historicamente branco/colonizador para contar a sua história.

Já tem o seu preferido? Tem uma indicação pra fazer? Pois deixe seu comentário aqui em baixo e vamos conversar mais sobre arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.