Categorias
Arquitetura Cultura Curiosidades Decoração Engenharia Civil Entretenimento

O ESTILO ARQUITETÔNICO DOS MUSEUS DE SÃO PAULO: NEOCLÁSSICO

Uma das maiores capitais brasileiras, São Paulo consegue contar boa parte da sua história através da arquitetura de suas edificações. Na chamada “Terra da Garoa” encontramos um pouco de tudo, um misto de culturas, que não se restringe apenas no urbanismo, é ainda mais expressivo quando observamos a população. Uma verdadeira explosão de diversidade.

Dentro da cidade encontramos vastas opções de museus e espaços culturais, cada um com suas características e construídos com inspirações, ou em períodos diferentes. Através disso, criamos uma “série” neste blog, fazendo uma viagem pelos estilos arquitetônicos encontrados em alguns pontos turísticos paulistanos.

Esse é o segundo estilo arquitetônico da série, mas se você ainda não leu a primeira matéria, que fala sobre o estilo colonial, é só clicar aqui.

| N E O C L Á S S I C O |

Mais uma vez os Gregos e Romanos serviram de inspiração na história da humanidade. No fim do século XVIII, os europeus resgataram as características da arquitetura greco-romana, marcada predominantemente pelo ritmo [a repetição de elementos] e pela simetria, surgindo assim o estilo Neoclássico.

Esse movimento não se limitou apenas na Europa, ele cruzou o Atlântico e foi muito popular nas casas e construções importantes dos Estados Unidos no século XX. O Capitólio dos Estados Unidos, localizado na capital americana, Washington D.C, é um dos exemplos.

Capitólio dos Estados Unidos
Foto: Louis Velasquez, Unsplash

Como algumas arquiteturas coloniais brasileira já possuem traços neoclássicas, pode haver controvérsias quanto a divisão dos períodos. De uma forma geral, uma construção desse movimento é marcada pelos elementos clássicos: colunas, arcos romanos, frontões e balaústres.

MUSEU DA CASA BRASILEIRA
Imagem: Reprodução / Internet
MUSEU DA CASA BRASILEIRA
Imagem: Reprodução / Internet

Apesar de estar no nosso subconsciente que a cor branca faz parte da estética neoclassicista, há muitos outros exemplos de aplicações em cores diferentes e também em materiais diferentes, sejam eles originais, ou após uma reforma.

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL
Imagem: Reprodução / Internet
PINACOTECA
Imagem: Reprodução / Internet
A Pinacoteca também é considerada como arquitetura eclética.
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO
Imagem: Reprodução / Internet
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO
Imagem: Reprodução / Internet

É claro que fora de São Paulo existem diversas edificações neoclássicas. Se você lembra, ou conhece alguma, compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.