Categorias
Arquitetura Decoração Engenharia Civil Estruturas Metálicas Projeto

PROJETO: APPLE SINGAPURA

Construída na Baía de Singapura (ou Cingapura), cidade localizada ao sul da Malásia, a intitulada Apple Marina Bay Sands é a mais nova unidade de comercialização de produtos da Apple, e o endereço não foi escolhido ao acaso. O Marina Bay Sands é um enorme complexo de luxo que disponibiliza diversos serviços, como hotéis cinco estelas, shoppings e restaurantes.

A obra, finalizada e inaugurada em 2020, foi resultado da colaboração entre as equipes de design da própria marca e a equipe de arquitetura e engenharia integrada da Foster + Partners. Uma empresa de grande renome no mercado da tecnologia não deixaria de poupar recursos e criatividade na elaboração de um projeto arquitetônico, ainda mais em um dos maiores centros econômicos e financeiros do mundo.

Imagem: Finbarr Fallon / Fabian Ong
Imagem: Finbarr Fallon / Fabian Ong
Imagem: Finbarr Fallon / Fabian Ong

A edificação, visualmente de formato esférico, têm 30 metros de diâmetro e está sob uma plataforma de espessura mínima, essa tecnologia permite ao prédio flutuar suavemente nas águas do Pacífico. O acesso deve-se, ou através de uma passarela curvilínea de aproximadamente 45 metros na região externa, ou de forma interna, dentro do The Shoppes, uma galeria comercial do Marina Bay Sands. Aqui, o visitante percorre um imenso corredor vitrine até chegar nas escadas-rolantes, que proporcionam uma experiência caleidoscópica ao subir e desce-las.

Visão de quem sobe as escadas-rolantes que dão acesso à área principal da loja.
Fonte: Canal do Youtube HardwareZone SG

O elemento principal do projeto é a enorme cúpula confeccionada em aço e em painéis de vidros curvos. Essa combinação traz leveza e preserva para que a paisagem seja apreciada de dentro do estabelecimento, todavia, as folhas metálicas pintadas de branco funcionam como brise e possuem um sistema que permite fechá-las por completo, funcionando como blackout. Também há dispositivos de proteção solar integrados que mantêm o interior fresco.

Imagem: Finbarr Fallon / Fabian Ong

O design de interiores segue de forma mais “padronizada” como nas demais unidades da empresa: minimalista. Utilizando revestimentos brancos, cinzas claro e madeira em tom de pinus na maioria dos mobiliários. O forro, também em madeira, tem se tornado um marco na comunicação visual da marca, e aqui foi aplicado em todo o corredor vitrine, ajudando na quebra da monotonia dos tons neutros e dos outros materiais “frios”.

Imagem: Finbarr Fallon / Fabian Ong
Imagem: Finbarr Fallon / Fabian Ong
Imagem: Finbarr Fallon / Fabian Ong
Imagem: Finbarr Fallon / Fabian Ong

Neste vídeo você têm um tour completo pela Apple Marina Bay Sands em 4K:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.