Categorias
Arquitetura Cultura Curiosidades Decoração Engenharia Civil Projeto

TIPOGRAFIAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

Assim como na arquitetura e decoração, na área gráfica conseguimos transmitir e transitar entre diversos estilos. Quando montamos uma apresentação, seja ela digital ou impressa, precisamos levar em consideração a comunicação visual do projeto e do cliente, para que tudo seja contextualizado em uma única unidade.

Uma boa apresentação precisa ser didática, objetiva e visualmente interessante, afinal, somos seres visuais. Além de uma boa diagramação e uma paleta de cores bem definida, não podemos esquecer da escolha das tipografias, uma etapa tão importante quanto todas as outras.

Muitas vezes as diferenças entre uma fonte e outra são sutis, pequenos detalhes, como uma curva mais acentuada, uma haste mais longa, um espaçamento menor entre as letras. No entanto, são essas características que trazem personalidade e acentuam o porquê da escolha de cada uma delas.

Nesse post indico algumas opções de famílias tipográficas facilmente encontradas para download e que vão valorizar ainda mais os seus trabalhos.

Muli Font Family | Cufon Fonts
Muli Font Family | Cufon Fonts

Muli é perfeita para projetos modernos, contemporâneos e infantis. É uma família grande [indo do light até o extra bold], é extremamente versátil, está em domínio público e não possui serifas (de forma bem rápida, são pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no final de algumas letras, a Times New Roman é um exemplo de fonte serifada).


Raleway Font Family | Cufon Fonts
Raleway Font Family | Cufon Fonts

Parecida com a Muli, a Raleway é ótima para projetos modernos, contemporâneos, jovens e infantis. É uma família grande [indo do extra light até o extra bold], é extremamente versátil, está em domínio público e não possui serifas. Quando usada em caixa baixa [minúsculo], as letras ganham certas curvas bem marcantes e muito charmosas, trazendo à peça gráfica um ar mais descontraído.


Oawald Font Family | Cufon Fonts
Oawald Font Family | Cufon Fonts

Essa é uma fonte de característica condensada, quando as letras são mais alongadas e de aspecto “espremido”, onde o espaçamento entre as letras também é menor que o convencional, o que a torna muito mais moderna e com personalidade mais marcante. Devido a essas características pode se tornar cansativa quando usada em textos muito longos, ainda sim, é uma família grande [indo do light até o extra bold], além disso, também está disponível para domínio público.


Bebas Font Family | Cufon Fonts
Bebas Font Family | Cufon Fonts

Semelhante a Oswald, a Bebas é uma fonte de característica condensada. Pertence a uma família grande [indo do light até o extra bold], está em domínio público e não possui caixa baixa [minúsculo]. Ótima para projetos modernos, atemporais, jovens e de personalidade forte.


Spectral Font Family | Cufon Fonts
Spectral Font Family | Cufon Fonts

Diferente das demais, essa é uma família tipográfica de característica serifada. São mais confortáveis quando usadas em textos longos, mas dificilmente utilizadas em apresentações. Porém, não existe uma regra, se o projeto seguir um estilo mais rebuscado, clássico, sóbrio a Spectral pode harmonizar muito bem na comunicação visual. Também possui várias opções de espessura, além de ser do domínio público.


Futura Font Family | Cufon Fonts
Futura Font Family | Cufon Fonts

Mais uma família com grande variação de espessura, que está em domínio público e é muito versátil para diversos projetos. Um detalhe característico dessa fonte, são algumas hastes mais pontiagudas, principalmente em caixa alta [maiúsculo].


Nunito Font Family | Cufon Fonts
Nunito Font Family | Cufon Fonts

A Nunito é perfeita para projetos modernos, contemporâneos e infantis. É uma família grande [indo do light até o extra bold], é muito versátil, está em domínio público e não possui serifas. Tem característica arredondada em suas hastes, o que a torna menos sóbria.


Todas as tipografias apresentadas estão disponíveis online, de forma gratuita, pelas ferramentas do Google: Power Point, Excel e Word que são acessados via Google Drive. Todavia, você também pode baixá-las, já que são encontradas facilmente pela internet.